ENTREVISTAS, SAÚDE

Entrevista UOL: Bate-papo com os convidados

Convidada da revista “Dieta Já” fala sobre a eficiência das dietas no inverno. Saiba como entrar em forma de maneira saudável.
(04:15:11) Valéria Goulart: Oi, primeiramente gostaria de dar um grande abraço a todos.
(04:15:09) marcia: quem tem problema de estomago pode fazer dieta
(04:16:15) Valéria Goulart: Márcia, o ideal é passar no médico e tratar primeiro este problema de estomago, para não atrapalhar a dieta.
(04:16:26) marcia: existem varios tipos de dietas para enmagrecer e quem quer engordar existe alguma dieta especifica
(04:17:16) Valéria Goulart: marcia, sim. Existe uma dieta específica para todo tipo de doença, inclusive se a pessoa quer engordar.
(04:17:19) Regina 47: gostaria de saber o que posso fazer para conseguir não ter tanta fome neste inverno?
(04:18:22) Valéria Goulart: Regina 47, prefira alimentos que não contenham muitas calorias. A sopa deve ser de legumes batidos no liquidificador e de preferência evite o uso de creme de leite e molhos, pois geralmente são muitos calóricos.
(04:18:30) fofa: oi valeria, tudo bem? queria saber qual a eficácia dessas dietas da sopa que proliferam no inverno.. obrigada.
(04:19:49) Valéria Goulart: Fofa, tudo bem. Como eu falei, evitar sopas gordurosas. Você pode engrossá-la com farelos, aveia. Coloque estas fibras, pois além delas serem excelentes para o bom funcionamento intestinal, aumenta o colesterol bom e dá uma sensação de saciedade.
(04:19:53) (M): olá, bom, gostaria d saber realmente ql a diferença em fazer dieta no verão e no inverno?
(04:21:49) Valéria Goulart: M, olá. No inverno nosso corpo precisa de mais calor para manter a temperatura basal. Mas devemos aumentar somente 150 calorias a mais na alimentação. Isto corresponde a um pão francês. Este negócio de ficar abusando no inverno justificando que precisa de calorias para manter o corpo aquecido é desculpa de pessoas que não conseguem controlar a alimentação. O excesso de calorias no inverno é somente para esquimós….
(04:22:02) jef: eu tenho 20 anos e peso 96kg to afim de perdeer alguns kilinhos e naum consigo……eu penso e combino comigo mesmo um regime mas naum consigo levar adiante…pelo menos eu estou conseguindo manter esse pesa….mas ficaria muito satisfeito se pudesse perder um pouco…..o ki eu posso fazer pra conseguir me concentrar num regime
(04:23:19) Valéria Goulart: jef, você é muito jovem e depende se este peso é concentrado em músculos ou em gordura corporal…. Primeiramente você precisa querer emagrecer e fazer um esforço para que consiga este ato. Associe exercícios físicos e uma dieta balanceada.
(04:23:22) Carolina: Gostaria de saber qual a dieta recomendada para esportistas no inverno. Você pode comentar o assunto?
(04:24:34) Valéria Goulart: carolina, no inverno o cuidado grande que um esportista precisa ter é não perder a temperatura corporal, pois diminui muito o seu rendimento. A dieta deverá ser elaborada de acordo com o esporte e a pessoa que o pratica. Neste caso o idela é um acompanhamento com um médico nutrólogo.
(04:24:36) Carolina: por que sentimos mais fome no inverno? A vontade de comer chocolate também é maior. Por que?
(04:26:00) Valéria Goulart: Carolina, nosso corpo fica mais aguçado para comermos mais alimentos calóricos. Geralmente a saladinha fica no segundo plano. A vontade de comer chocolate aumenta devido a quantidade grande de calorias que ele possui. Mas troque-o pelo chocolate light, que tem menos calorias.
(04:26:03) Erika: Gostaria de saber dessas dietas de 1200 calorias q prometem emagrecer 5 kg em 15 dias com ajuda de chá verde
(04:27:42) Valéria Goulart: erika, depende do seu metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que seu corpo precisa ter para fazer todas as tarefas do seu dia-a-dia. As dietas de 1200 calorias realmente diminuem o peso corporal e a associação de chá verde estimula a quebra de carboidratos na alimetnação. O ideal é tomar uma xícara de chá verde 10 minutos antes das refeiçoes.
(04:27:43) Rudja: o que faz mal e o que faz bempro nosso organismo duante o inverno, e durante o verão também.
(04:29:19) Valéria Goulart: rudja, independente da estação do ano, o que sempre faz mal é manter uma dieta rígida e desequilibrada, sem nutrientes adequados ao nosso organismo. No inverno o ideal é você sempre deixar a região do pescoço, especialmente a nuca protegida, pois nesta região é a entrada do frio e se vcoê deixá-la aquecida não abusará muito da alimentação.
(04:29:24) a8a9: Eh verdade que durante o inverno eh mais facil emagrecer devido ao fato do corpo consumir mais energia que no verão
(04:30:45) Valéria Goulart: a8a9, não que seja mais fácil emagrecer. Geralmente as pessoas não conseguem fazer dietas, pois estão usando roupas pesadas para “segurar” o calor corporal e o gosto por comidas gordurosas aumenta. Mas o corpo gasta mais energia para manter a temperatura basal, então teoricamente perderia mais peso corporal…
(04:30:47) Luiz Carlos: Boa tarde…Eu gostaria de saber se o ACOMPLIA é um bom remédio para quem deseja perder peso..
(04:32:06) Valéria Goulart: Luiz Carlos, boa tarde, o acomplia, ou seja, o rimonabant é um medicamento novo que foi aprovado em abril pela Anvisa e ajuda na perda de peso corporal inibindo receptores endocarabinóides que estão presentes inclusive nos adipócitos. A grande vantagem que pode ser usado em diabéticos.
(04:32:22) Canção do Mar…: vc tira duvidas apenas a quem quer emagrecer ?? pois faço de tudo pra engordar e sem sucesso nenhum..tenho 24 e peso 42..kg
(04:34:24) Valéria Goulart: Canção do Mar, um médico nutrólogo é especialista em todos os tipos de dietas, alimentos funcionais, etc. Claro, que uma pessoa que quer engordar pode procurar este espcialista. Mas primeiro é importante ver se você não engorda devido um problema orgânico, tipo hipertireoidismo, etc.Portanto o ideal é procurar um médico e fazer um check-up de exames para ver se vc não tem algum distúrbio.
(04:34:28) Fabiola: Bem vc poderia indicar sanduiches gostosos de se fazer???
(04:36:17) Valéria Goulart: Fabiola, sanduíches gostosos irão depender do seu paladar. Se você pretende emagrecer evite colocar maionese, molhos e embutidos gordurosos (tipo presuntos gordos). use pão light, queijo branco, alface, tomate, hamburguer na chapa sem óleo e bom apetite.
(04:36:33) junior: quando a pessoa tem algum problema na tireóide… provocando alterações hormonais…. há uma maior dificuldade na perda de peso?
(04:37:24) Valéria Goulart: junior, se a pessoa possuir o hipotireoidismo, geralment eo metabolismo é mais lento e como consequencia a perda de peso será menor e mais difícil. Mas esta patologia corresponde a somente 5% de toda a obesidade.
(04:37:32) Doutor: O que a senhora diz sobre os efeitos gangorra(ou mola) na maioria das dietas, se se concentra no ponto endocrinológico da questão?
(04:39:04) Valéria Goulart: Doutor, a pessoa que tem este efieto gangorra ou ioiô, deve evitar dietas muito radicais. O ideal é a mudança do estilo de vida, adotando hábitos alimentares saudáveis e mais regrados, atividade física frequente e estar sempre em dia com os seus exames.
(04:39:09) marcileia: ola Valéria tudo bem? gostaria de saber se a dieta das três horas é eficiente, e também se ao inves de eu tomar iogurte ou frutas como no verão posso comer bolachas e chocolate quente.
(04:41:20) Valéria Goulart: marcileia, tudo bem, minha querida. Evite sempre deixar o estomago vazio por mais de 3 a 4 horas. Quando comemos, nosso corpo também queima calorias para digerir o alimento. Você até pode substituir o iogurte ou frutas por bolachas, mas elas devem possuir poucas calorias, como a bolacha água e sal ou maisena. Uma dica: coloque no microondas, pêra, mação ou banana com um pouco de canela: é uma delícia e equivale a um lanche.
(04:41:23) (M): Os chás naturais (ex. chá do amanhecer, 18 ervas, etc. ) realmente auxiliam na redução de peso, ou é apenas mito?
(04:42:29) Valéria Goulart: (M), a maioria dos chá (principalmente quentes) são excelentes medidas no inverno. Estes chás com ervas são ótimos e a maioria deles, tendo boa procedência ajudam na redução de peso, pois no mínimo irão manter o estômago ocupado….
(04:42:45) Renata: As vezes eu tenho vontade vomitar tudo q comi ,isso pod ser sinal d bulimia??? sera q devo procurar ajuda medica ?/?
(04:43:42) Valéria Goulart: Renata,como você mesmo já percebeu este problema e está preocupada, deve sim procurar a ajuda de um médico especialista para fazer uma melhor avaliação.
(04:43:44) ..le..: não consigo fazer dieta, já fiz muitas agora vivo no efeito sanfona queria operar o estomago. Quando é recomendado ?
(04:45:20) Valéria Goulart: le, a cirurgia bariátrica geralmente é recomendada quando foi descartada todas as medidas de tratamento existentes. É indicado em caso de obesidade mórbida e a pessoa precisa passar por um avaliação com uma equipe multiprofissional (médicos, psicologos, nutricionista, etc), para fazer uma melhor indicação no seu caso.
(04:45:40) MAGÃO: A senhora poderia me dizer como emagrecer? Eu gostaria muito de saber. Algum tipo de dieta mais eficaz? Qual o melhor tempo para emagrecer? Qual as vantagens de particar exercícios físicos para emgrecer? é aconselhável tomar algum remédio? Ah me desculpa pelo apelido e boa tarde. Obrigado pela resposta.
(04:49:27) Valéria Goulart: MAGÃO, boa tarde.;;;; nossa quantas perguntas… vamos lá:a dieta irá depender do seu cotidiano. Não adianta fazer uma dieta se você não gosta de determinado alimento ou ele não faz parte da sua alimentação. È fundamental a associação de exercícios físicos para obter o sucesso do emagrecimento. Mas prefira uma atividade física que você goste e possa continuar a praticar por muito tempo. Os medicamentos são recomendados somente pelo médico e após uma avaliação mais rigorosa, pois primeiro precisa ser identificado o por quê de você não está emagrecendo. Muitas vezes está no erro alimentar e uma reeducação é primordial.
(04:49:34) Dani: Oi, Valéria. Tudo bem? Vemos mtas dietas que pedem para comermos coisas específicas, mas fica mto difícil fazer isso qdo comemos em restaurantes por quilo ou a la carte. Como manter a dieta mesmo almoçando fora todos os dias??
(04:50:41) Valéria Goulart: Dani, tudo bem, e vc? Existe dietas que possuem substituições, isto é: grupos alimentares que você pode fazer a opção sem seguir rigidamente determinado cardápio.
(04:50:43) barbie: eu acho errado tamar remedios fortes para emagrecer pq minha tia tomava e agora ela vive com dores de cabeça e vc acha certo tomar remedios fortes para emagreçer
(04:51:45) Valéria Goulart: barbie, estes medicamentos “fortes” é meio relativo. Muitas vezes o médico passa um remédio para a pessoa e ela toma uma dose maior do que foi recomendado pelo mesmo. Mas nunca toma nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico.
(04:51:49) camilo: ainda sobre redução de estômago: Uma amiga fez e seu médico receitou complementos vitamínicos. A menina está comendo apenas carnes e massas, praticamente nenhuma folha! Ela diz que os complentos suprem as folhas. Isso procede?
(04:54:34) Valéria Goulart: camilo, a pessoa que se submete a cirurgia de estômago, normalmente irá precisar o resto da vida de suplementos vitamínicos. Isto irá depender do tipo da cirurgia que ela fez. O ideal é sempre estar fazendo acompanhamento com um médico nutrólogo para ver as reais necessidades de minerais, vitaminas e outras substâncias de quem fez cirurgia de estômago. No meu consultório atendo muitos pacientes que fizeram esta cirurgia e estão totalmente desnutridos, anêmicos e envelhecidos, pois não tomaram os devidos cuidados.
(04:54:40) Garoto sarado: dra sou magro, faço musculação e quero perder a barriga que ainda tenho, como faço pra nao perder musculos tb?
(04:56:18) Valéria Goulart: garoto sarado, você deverá concentrar a atividade física mais focada nesta região, mas se você possuir uma gordura totalmente endurecida, talvez fique difícil eliminá-la espontaneamente. Existe tratamentos estéticos (médicos) baseados com enzimas que dão excelentes resultados sem efeitos colaterais, eliminando-se assim somente a gordura que está “sobrando”.
(04:56:35) polly: boa tarde , minha amiga tem bulemia ‘ gostaria de saber se tem cura “
(04:57:35) Valéria Goulart: polly, boa tarde. a bulimia normalmente não tem cura. Existe sim, o controle que deve ser feito com especialistas e a pessoa ficar praticamente sem crises.
(04:57:52) Estudante: Qual as vantagens de emagrecer no inverno? Quala diferença do verão? Obrigado pela resposta
(04:59:12) Valéria Goulart: Estudante, a grande vantagem de emagrecer no inverno é a satisfação de não ter que “correr” contra o tempo quando se aproxima o verão. No verão a grande vantagem é que tomamos mais líquidos, que facilita a desintoxicação do organismo.
(04:59:45) POLONESA: o que é bom p/flacidez, engordei + 20kg na gravidez já emagreci mas fiquei com a pela mas flácida e atualmente não tenho como fazer academia, esses medicamentos com colageno funciona?
(05:01:01) Valéria Goulart: POLONESA, depende do que “sobrou” de pele. Muitas vezes o excesso de pele é tão grande que a única saída é a cirurgia plástica. Estes suplementos a base de colágeno ajudam deteminado ponto da flacidez, mas com muita limitação.
(05:01:52) Valéria Goulart: Bem, pessoal, gostaria de agradecer toda a equipe maravilhosa da uol e a vocês internautas esta oportunidade. Abração
(05:01:58) Geovanna/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Valéria Goulart e de todos os internautas. Até o próximo!
Previous ArticleNext Article

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *